sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Exibição do filme "Ice Castles" e do Jogo Sensorial

       Como já foi referido no vídeo realizado pelo grupo, no decorrer do 1º Período houve a realização de actividades destinadas à comunidade escolar.
     Assim, no passado dia 15 de Dezembro de 2010, entre as 10h05 e as 11h35 houve a exibição do filme “Ice Castles”, a duas turmas que frequentam a escola Eça de Queirós. Esta actividade decorreu no auditório da mesma.
    Com esta iniciativa pretendia-se despertar dois sentidos (a audição e a visão) através do visionamento do referido filme que se relaciona intimamente com o tema.
 O filme "Ice Castles" retrata a história de uma jovem patinadora, Alexis Winston, que se torna uma estrela da patinagem artística. Após muito esforço, encontra-se no auge da sua carreira, quando é vítima de um acidente que lhe causa danos irreparáveis, nomeadamente a perda da visão e consequente ameaça à sua promissora carreira. Contudo, com a ajuda do amor, ela recupera a confiança perdida e consegue ultrapassar obstáculos impostos pela sua limitação.
 No início da actividade, três dos cinco elementos constituintes do grupo introduziram o filme com uma breve explicação e contextualização do mesmo no tema do projecto, bem como procederam à entrega de um questionário, anteriormente elaborado por todos os elementos do grupo. Este pretendia levar a uma reflexão por parte dos alunos no que diz respeito à temática abordada pelo filme.


No mesmo dia, entre 17h00 e as 17h45, o grupo E realizou um jogo sensorial com a turma do 7º ano. Esta actividade decorreu no ginásio 3 da escola.
Uma vez que o tema do nosso projecto incide num dos cinco sentidos - a visão – o grupo decidiu abordar superficialmente os cinco sentidos de modo a enfatizar a importância que a população dá ao sentido em estudo relativamente aos outros e introduzir o mesmo de forma ténue. Esta actividade foi realizada tendo em vista igualmente a integração e participação da faixa etária mais nova da escola no desenvolvimento do projecto.
Decidiu-se, assim, realizar um jogo sensorial, que consistiu em cinco partes diferentes – cada um dos cinco sentidos, que foram representados por cada elemento do grupo. Como tal, a aluna Angelina ficou encarregue do tacto, a Isabel da visão, a Jaqueline do paladar, a Susana do olfacto e a Vânia da audição. Inicialmente, e tendo em conta que a turma convidada para participar no Jogo Sensorial era constituída por 26 elementos, procedeu-se à sua divisão em cinco grupos. Quatro dos cinco grupos ficaram com cinco elementos, ficando o quinto com seis elementos.
O jogo que envolvia o sentido do tacto consistia na realização de uma actividade ligada ao desenho, na qual a sensibilidade de cada participante era posta em causa. Foi denominado, por isso, “Sensibilidade Apurada”.
Foram produzidos dez cartões cuja fronte possuía uma palavra (simples e de fácil elaboração) e cada participante teria de ter um par e desenhar nas costas ou na palma da mão do colega (este último virado de costas em qualquer situação) o desenho respeitante à palavra escrita no cartão.
Certos desenhos eram de imediata resposta, enquanto outros foram relativamente mais complexos e de resposta mais demorada, mas todos os participantes revelaram extrema sensibilidade, lógica e atenção.

O jogo que envolvia a visão estava dividido em dois jogos, uma vez que um dos grupos que lhe couberam era constituído por seis elementos e o segundo por cinco elementos. O primeiro grupo, constituído por seis elementos, participou no jogo denominado “Labirinto cego”. Este consistia na organização de equipas de dois jogadores, em que um deles teria os olhos vendados e outro seria responsável por fornecer as indicações correctamente e que foram facultadas previamente. O elemento com os olhos vendados teria de percorrer um percurso que continha obstáculos. A prova só ficaria completa quando o jogador de olhos vendados chegasse ao fim do percurso e retira-se a venda. Devido à escassez de espaço, o jogo teve de ser realizado à vez e cronometrado, sendo posteriormente colocadas classificações numa tabela, para que se pudesse atribuir a pontuação correctamente.
Com o outro grupo, de cinco elementos houve a realização do segundo jogo, que se designa “As Esferas Coloridas” e que tem como objectivo a organização de quatro esferas de modo a formar a frase: “Um Olhar Mais Profundo”, que corresponde ao título do nosso projecto.
Estas esferas têm etiquetas com apenas uma das palavras que constituem a frase. Estas palavras têm cinco tipos de texturas diferentes sendo cada uma correspondente a um jogador. A prova termina quando um dos elementos completar correctamente a frase.
Por fim pode concluir-se que, relativamente ao primeiro jogo, os jogadores conseguiram superar os obstáculos percorrendo o percurso estipulado com sucesso e sem dificuldades maiores.
O segundo jogo foi igualmente frutuoso, tendo os participantes conseguido formar a frase pretendida com facilidade e rapidez.
O jogo que envolvia o paladar tinha como propósito não só entusiasmar os participantes, como também fazê-los reflectir sobre o sabor dos alimentos e desenvolver o seu sentido do gosto. Consistia em duas fases: na primeira, deu-se a provar ao participante, que estava de olhos vendados, quatro tipos de soluções, numa ordem aleatória – água com sumo de limão, água com sal, água com açúcar e café, que estavam em copos idênticos. O objectivo era que o participante identificasse a solução que provou, assim como o gosto básico que representa (doce, salgado, amargo ou azedo).
Na segunda fase do jogo, ao participante, ainda de olhos vendados, deu-se a provar vários tipos de alimentos, sendo que este teria de identificar de que alimento de tratava e, novamente, qual o gosto básico que representa. Os alimentos utilizados foram maçã, romã, chocolate, batata frita, ananás, couves de Bruxelas e maracujá.
Os participantes conseguiram, em geral, cumprir os objectivos do jogo, pelo que acertaram na maioria dos alimentos e das soluções.

O jogo que envolvia o olfacto estava dividido em duas actividades. A primeira denominava-se “A caixa cheirosa” e tinha como objectivo desenvolver o olfacto e estava relacionada com os frutos. A questão que se colocou foi: “será que conheces bem os frutos?”. Colocou-se vários frutos, cada um numa caixa de sapatos diferente, durante algum tempo, para que a caixa pudesse ficar com o cheiro característico do fruto. Assim, os alunos cheiram um caixa de cada vez e tentam descobrir e caracterizar o cheiro a que foram submetidos. Os frutos utilizados foram tangerina, laranja, manga, ananás e maçã.
A segunda actividade denominava-se “Potes cheirosos” e o seu objectivo era verificar se os alunos têm um olfacto apurado ou não. Questionou-se se os alunos conheciam os cheiros que o rodeavam. Assim, reuniu-se uma série de copos de plástico opacos (para que os alunos não vissem o que estes continham), em cada copo tinha um cheiro diferente. Solicitou-se às crianças que cheirassem um copo de cada vez e que falassem sobre o mesmo logo de seguida, de forma a conseguirem identificá-lo. Os elementos utilizados para criar os aromas foram alho, salsa, alecrim, sumo de limão e de laranja, acetona, creme e perfume.

 Relativamente ao jogo que envolvia a audição, foi feita uma breve explicação sobre o mesmo aos participantes. No fim, dois dos elementos sentaram-se enquanto outros dois lhes vendavam os olhos. Em cima da mesa estavam expostos vários instrumentos como por exemplo uma pandeireta, maracas, flauta, um piano o qual emitia sons de outros instrumentos, entre outros. O objectivo deste jogo era exercitar a audição e a memória fazendo com que os alunos que estavam de olhos vendados conseguissem reconhecer o som emitido pelo instrumento que os restantes alunos da turma tinham tocado. Este objectivo foi cumprido com sucesso, visto que quase todos os alunos acertaram em pelo menos dois instrumentos.

1 comentário:

  1. Jovens do grupo E
    Já tive oportunidade de vos dizer que o jogo Sensorial e o filme "Ice Castles" foi muito gratificante.E, todas estas novidades que nos têm transmitido sobre o modo de valorizar e tornar os invisuais cada vez mais sociáveis, faz-nos acreditar num mundo melhor em que vocês( jovens ) são as estrelas.Continuem.
    Prof AP

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