Como já foi referido no vídeo realizado pelo grupo, no decorrer do 1º Período houve a realização de actividades destinadas à comunidade escolar.
Assim, no passado dia 15 de Dezembro de 2010, entre as 10h05 e as 11h35 houve a exibição do filme “Ice Castles”, a duas turmas que frequentam a escola Eça de Queirós. Esta actividade decorreu no auditório da mesma.
Com esta iniciativa pretendia-se despertar dois sentidos (a audição e a visão) através do visionamento do referido filme que se relaciona intimamente com o tema.
O filme "Ice Castles" retrata a história de uma jovem patinadora, Alexis Winston, que se torna uma estrela da patinagem artística. Após muito esforço, encontra-se no auge da sua carreira, quando é vítima de um acidente que lhe causa danos irreparáveis, nomeadamente a perda da visão e consequente ameaça à sua promissora carreira. Contudo, com a ajuda do amor, ela recupera a confiança perdida e consegue ultrapassar obstáculos impostos pela sua limitação.
No início da actividade, três dos cinco elementos constituintes do grupo introduziram o filme com uma breve explicação e contextualização do mesmo no tema do projecto, bem como procederam à entrega de um questionário, anteriormente elaborado por todos os elementos do grupo. Este pretendia levar a uma reflexão por parte dos alunos no que diz respeito à temática abordada pelo filme.
No mesmo dia, entre 17h00 e as 17h45, o grupo E realizou um jogo sensorial com a turma do 7º ano. Esta actividade decorreu no ginásio 3 da escola.
Uma vez que o tema do nosso projecto incide num dos cinco sentidos - a visão – o grupo decidiu abordar superficialmente os cinco sentidos de modo a enfatizar a importância que a população dá ao sentido em estudo relativamente aos outros e introduzir o mesmo de forma ténue. Esta actividade foi realizada tendo em vista igualmente a integração e participação da faixa etária mais nova da escola no desenvolvimento do projecto.
Decidiu-se, assim, realizar um jogo sensorial, que consistiu em cinco partes diferentes – cada um dos cinco sentidos, que foram representados por cada elemento do grupo. Como tal, a aluna Angelina ficou encarregue do tacto, a Isabel da visão, a Jaqueline do paladar, a Susana do olfacto e a Vânia da audição. Inicialmente, e tendo em conta que a turma convidada para participar no Jogo Sensorial era constituída por 26 elementos, procedeu-se à sua divisão em cinco grupos. Quatro dos cinco grupos ficaram com cinco elementos, ficando o quinto com seis elementos.
O jogo que envolvia o sentido do tacto consistia na realização de uma actividade ligada ao desenho, na qual a sensibilidade de cada participante era posta em causa. Foi denominado, por isso, “Sensibilidade Apurada”.
Foram produzidos dez cartões cuja fronte possuía uma palavra (simples e de fácil elaboração) e cada participante teria de ter um par e desenhar nas costas ou na palma da mão do colega (este último virado de costas em qualquer situação) o desenho respeitante à palavra escrita no cartão.
Certos desenhos eram de imediata resposta, enquanto outros foram relativamente mais complexos e de resposta mais demorada, mas todos os participantes revelaram extrema sensibilidade, lógica e atenção.
O jogo que envolvia a visão estava dividido em dois jogos, uma vez que um dos grupos que lhe couberam era constituído por seis elementos e o segundo por cinco elementos. O primeiro grupo, constituído por seis elementos, participou no jogo denominado “Labirinto cego”. Este consistia na organização de equipas de dois jogadores, em que um deles teria os olhos vendados e outro seria responsável por fornecer as indicações correctamente e que foram facultadas previamente. O elemento com os olhos vendados teria de percorrer um percurso que continha obstáculos. A prova só ficaria completa quando o jogador de olhos vendados chegasse ao fim do percurso e retira-se a venda. Devido à escassez de espaço, o jogo teve de ser realizado à vez e cronometrado, sendo posteriormente colocadas classificações numa tabela, para que se pudesse atribuir a pontuação correctamente.
Com o outro grupo, de cinco elementos houve a realização do segundo jogo, que se designa “As Esferas Coloridas” e que tem como objectivo a organização de quatro esferas de modo a formar a frase: “Um Olhar Mais Profundo”, que corresponde ao título do nosso projecto.
Estas esferas têm etiquetas com apenas uma das palavras que constituem a frase. Estas palavras têm cinco tipos de texturas diferentes sendo cada uma correspondente a um jogador. A prova termina quando um dos elementos completar correctamente a frase.
Por fim pode concluir-se que, relativamente ao primeiro jogo, os jogadores conseguiram superar os obstáculos percorrendo o percurso estipulado com sucesso e sem dificuldades maiores.
O segundo jogo foi igualmente frutuoso, tendo os participantes conseguido formar a frase pretendida com facilidade e rapidez.
O jogo que envolvia o paladar tinha como propósito não só entusiasmar os participantes, como também fazê-los reflectir sobre o sabor dos alimentos e desenvolver o seu sentido do gosto. Consistia em duas fases: na primeira, deu-se a provar ao participante, que estava de olhos vendados, quatro tipos de soluções, numa ordem aleatória – água com sumo de limão, água com sal, água com açúcar e café, que estavam em copos idênticos. O objectivo era que o participante identificasse a solução que provou, assim como o gosto básico que representa (doce, salgado, amargo ou azedo).
Na segunda fase do jogo, ao participante, ainda de olhos vendados, deu-se a provar vários tipos de alimentos, sendo que este teria de identificar de que alimento de tratava e, novamente, qual o gosto básico que representa. Os alimentos utilizados foram maçã, romã, chocolate, batata frita, ananás, couves de Bruxelas e maracujá.
Os participantes conseguiram, em geral, cumprir os objectivos do jogo, pelo que acertaram na maioria dos alimentos e das soluções.
O jogo que envolvia o olfacto estava dividido em duas actividades. A primeira denominava-se “A caixa cheirosa” e tinha como objectivo desenvolver o olfacto e estava relacionada com os frutos. A questão que se colocou foi: “será que conheces bem os frutos?”. Colocou-se vários frutos, cada um numa caixa de sapatos diferente, durante algum tempo, para que a caixa pudesse ficar com o cheiro característico do fruto. Assim, os alunos cheiram um caixa de cada vez e tentam descobrir e caracterizar o cheiro a que foram submetidos. Os frutos utilizados foram tangerina, laranja, manga, ananás e maçã.
A segunda actividade denominava-se “Potes cheirosos” e o seu objectivo era verificar se os alunos têm um olfacto apurado ou não. Questionou-se se os alunos conheciam os cheiros que o rodeavam. Assim, reuniu-se uma série de copos de plástico opacos (para que os alunos não vissem o que estes continham), em cada copo tinha um cheiro diferente. Solicitou-se às crianças que cheirassem um copo de cada vez e que falassem sobre o mesmo logo de seguida, de forma a conseguirem identificá-lo. Os elementos utilizados para criar os aromas foram alho, salsa, alecrim, sumo de limão e de laranja, acetona, creme e perfume.
Relativamente ao jogo que envolvia a audição, foi feita uma breve explicação sobre o mesmo aos participantes. No fim, dois dos elementos sentaram-se enquanto outros dois lhes vendavam os olhos. Em cima da mesa estavam expostos vários instrumentos como por exemplo uma pandeireta, maracas, flauta, um piano o qual emitia sons de outros instrumentos, entre outros. O objectivo deste jogo era exercitar a audição e a memória fazendo com que os alunos que estavam de olhos vendados conseguissem reconhecer o som emitido pelo instrumento que os restantes alunos da turma tinham tocado. Este objectivo foi cumprido com sucesso, visto que quase todos os alunos acertaram em pelo menos dois instrumentos.
Jovens do grupo E
ResponderEliminarJá tive oportunidade de vos dizer que o jogo Sensorial e o filme "Ice Castles" foi muito gratificante.E, todas estas novidades que nos têm transmitido sobre o modo de valorizar e tornar os invisuais cada vez mais sociáveis, faz-nos acreditar num mundo melhor em que vocês( jovens ) são as estrelas.Continuem.
Prof AP